Atualmente a escola José Euzébio, com grande envolvimento dos profissionais da escola em especial professores e alunos, está desenvolvendo um projeto intitulado de "Restaurante Literário Abrindo o Apetite Poético" com o objetivo de desenvolver o prazer dos alunos pela leitura. Veja mais detalhes no desenvolvimento do projeto.
Projeto : Restaurante Literário, abrindo o apetite
poético.
Justificativa:
A Educação,
assim como outras áreas do conhecimento , vive um momento em que se impõem para
seus profissionais novos desafios e maior responsabilidade sobre suas ações.
Acreditando que formação de leitores deva ser uma das prioridades da área da
educação, resolvemos idealizar o presente trabalho visando envolver escola e
comunidade de forma a trazer para o espaço escolar o fomento a leitura,
interpretação de textos diversos.
Objetivo geral:
Trabalhar com gêneros literários diversos de forma a
realizar um momento de recitação de poesias quando da realização do restaurante
literário
Objetivos específicos:
• Ampliar o repertório de
histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias; e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escuta de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Montar histórias ou trechos de histórias (fatiados);
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Escrever e reescrever histórias;
• Complementares histórias lacunadas;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
• Participar do Restaurante Literário, expondo os trabalhos produzidos e recitando poesias
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias; e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escuta de histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Montar histórias ou trechos de histórias (fatiados);
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Escrever e reescrever histórias;
• Complementares histórias lacunadas;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
• Participar do Restaurante Literário, expondo os trabalhos produzidos e recitando poesias
Metodologia:
O projeto Restaurante Literário,
abrindo o apetite poético será realizado a partir de intervenções junto aos
educandos sendo contado inicialmente que a escola irá criar o dia no
restaurante onde os alunos irão, recitar poesias para as pessoas que vierem
comprar no referido, assim, os pais, amigos da comunidade e outros virão ao
espaço sendo convidados pela escola, antes disso serão realizadas as ações
como:
• Contação de historias por professores;
• Contação de histórias por alunos;
• Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
• Leituras orais de histórias pelos professores;
• Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
• Pesquisa e leitura de histórias na internet;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
• Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
• Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
• Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Contação de histórias usando fantoches;
• Escrita e reescrita de histórias;
• Complementação de histórias lacunadas;
• Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
• Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
• Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
• Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
para os alunos das série iniciais sugere-se o acompanhamento do trilhas enfocando a poesia e lembrando que o projeto terá culminância com recitação pelos alunos.
• Contação de historias por professores;
• Contação de histórias por alunos;
• Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
• Leituras orais de histórias pelos professores;
• Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
• Pesquisa e leitura de histórias na internet;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
• Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
• Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
• Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
• Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Contação de histórias usando fantoches;
• Escrita e reescrita de histórias;
• Complementação de histórias lacunadas;
• Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
• Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
• Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
• Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
para os alunos das série iniciais sugere-se o acompanhamento do trilhas enfocando a poesia e lembrando que o projeto terá culminância com recitação pelos alunos.
Ações necessárias:
• Levantamento do acervo bibliográfico
da escola;
• Seleção de literaturas infantil e infanto juvenil;
• Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
• Criação das caixas ou baús da leitura;
• Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
• Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
• Seleção de literaturas infantil e infanto juvenil;
• Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
• Criação das caixas ou baús da leitura;
• Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
• Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
Acompanhamento pelos professores
da metodologia sugerida no Trilhas.
Conteúdos:
• Leitura oral e silenciosa de
diferentes gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
• Seqüência lógica: Início, meio e fim;
• Coerência e coesão textual;
• Pontuação.
Recursos:
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
• Seqüência lógica: Início, meio e fim;
• Coerência e coesão textual;
• Pontuação.
Recursos:
Material do Trilhas com foco na poesia para apresentação
pelos alunos. Portadores textuais de diversos gêneros da literatura
infantil e infanto-juvenil; fantoches; palanquinho; aparelho de TV e DVD;
• Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, etc.
• Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, etc.
Avaliação:
A avaliação do projeto ocorrerá
durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da
atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de
murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas
(contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas
da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados
pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
Culminância:
A
síntese do projeto ocorrerá com a realização do Restaurante Literário onde os
alunos irão atender e servir aos participantes do referido, no momento também
estará acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e
alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos
pelos alunos contando com a participação da comunidade local.
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